Óleo de Cártamo

Prof. Eder Lima.

Atendendo pedidos vamos olhar mais de perto um dos novos queridinhos da moda!

O óleo de Cártamo é um anti-oxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade.

Existem dois tipos de Óleo de Cártamo sendo que cada um tem a sua finalidade diferente ao cozinhar.

Óleo de Cártamo monoinsaturada tem um ponto de fumo elevado, o que significa que você pode usá-lo para criar pratos quentes que exigem óleo.

No entanto, o Óleo de Cártamo poliinsaturado é muito mais delicado e você não deve usá-lo para cozinhar em fogo alto, mais apropriado para um molho de salada.

As flores do Cártamo são por vezes utilizadas na cozinha como um substituto mais barato para o açafrão, e são, portanto, por vezes referido como “açafrão bastardo”.

ÓLEO DE CÁRTAMO EMAGRECE?

Estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura.

Isso acontece porque seus nutrientes aumentam em especial as taxas de um hormônio, a adiponectina, que consegue inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lipase Lipoproteica).

A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano.

Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como consequência, a pessoa engorda.

Portanto, os nutrientes do óleo de Cártamo, tem a capacidade de bloquear da ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.

UTILIZAÇÃO NA MEDICINA

Tradicionalmente, a cultura foi cultivada por suas sementes, e utilizados para coloração e aromatização alimentos, de medicamentos, e que torna vermelho (carthamin) e corantes amarelo, especialmente antes de mais barato anilina corantes tornou disponível.

Durante os últimos cinquenta anos ou mais, a planta foi cultivada principalmente para os óleos vegetais extraídos de suas sementes.

Em Abril de 2007, foi comunicado que geneticamente modificados cártamo, foi criado para criar insulina.

A empresa farmacêutica está usando cártamo plantas transgênicas para produzir a insulina humana, uma vez que a demanda mundial desse hormônio vem crescendo.

A Cártamo-derivada insulina humana está actualmente no PI / II ensaios sobre cobaias humanas.

Mas nem tudo são flores. O óleo de cártamo também possui alguns efeitos colaterais.

Observem:

  • Aumento da glicose e insulina de jejum
  • Aumento da resistência à insulina
  • Elevação da peroxidação lipídica
  • Redução da HDL – colesterol em indivíduos com síndrome metabólica (dislipidemia, hipertensão) tratados com o isômero 10-trans, 12-cis

Por isso, antes mesmo de utilizar tal produto, é fundamental que você procure um MÉDICO e converse sobre a possibilidade de você o utilizar e um NUTRICIONISTA para equacionar seu uso dentro de sua alimentação!

MAS O QUE FOI EXPOSTO, SUBSTITUI A NECESSIDADE DO TREINO + DIETA + DESCANSO??

CLARO QUE NÃO! A disciplina + perseverança nos objetivos é e sempre será determinantes para o seu sucesso em alcançar a tão sonhada – BOA FORMA!

BONS TREINOS E ATÉ A PRÓXIMA

 

CRÉDITOS

Esse artigo foi escrito pelo professor Éder Lima e foi aqui reproduzido com a permissão do mesmo. Convido você a conhecer a sua página no facebook, CLICANDO AQUI.


CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

Dê sua opnião