Cortisol

O Cortisol é um hormônio esteroide secretado pelas glândulas supra-renais. É frequentemente chamado de “hormônio do stress”, porque seus níveis aumentam após estresse emocional e físico (exercício). É necessário para o funcionamento de quase todas as partes do corpo humano.

FUNÇÃO DO CORTISOL 

Um dos principais papéis do cortisol é regular a pressão sanguínea, a função cardiovascular, e o uso das proteínas, carboidratos e gorduras.

COMO FUNCIONA O CORTISOL 

Quando o Cortisol é liberado, ele provoca a quebra de proteínas musculares, para liberar aminoácidos na corrente sanguínea. Após isso, os aminoácidos vão para o fígado, onde são usados para fabricar glicose, e aí sim gerar energia.

EXCESSO DE CORTISOL 

O excesso de cortisol pode levar à:

  • Redução da liberação do hormônio do crescimento
  • Redução da liberação de testosterona
  • Osteoporose
  • Comprometimento da memória e aprendizagem
  • Aumento de apetite
  • Comprometimento da imunidade

OSTEOPOROSE

HORMÔNIO CATABÓLICO 

Altos níveis de cortisol podem levar o corpo de um estado anabólico (construtor de músculos) para um estado anabólico (consumidor de músculos).

Por isso é importante não se estressar facilmente com coisas pequenas do dia a dia, e é também importante conhecer o limite do seu corpo, para que você não o ultrapasse.

ABAIXAR O NÍVEL DE CORTISOL 

Para abaixar os níveis de cortisol no seu corpo, seguem algumas dicas:

  • Não se estresse facilmente
  • Durma bem
  • Treinar muito nem sempre é o melhor
  • Evite o uso de cafeína
  • Alguns suplementos como Vitamina C, Glutamina e Cromo podem reduzir o nível de cortisol.

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

O MalhandoCerto.com não tem objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, personal trainer, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.
É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado. Equipe Malhando Certo.

Dê sua opnião