Contração Isomérica e Isotônica

 As contrações musculares podem ser divididas em:

  • Isotônica (mesma tensão)
  • Isométrica (mesma distância)

CONTRAÇÃO-ISOMERICA-CONTRACAO-ISOTONICA

CONTRAÇÕES ISOTÔNICAS (A)

 As contrações isotônicas são aquelas que fazem o músculo alterar o comprimento quando se contrai, e provoca o movimento de alguma parte do corpo. Existem dois tipos de contração isotônica:

CONCÊNTRICA – FASE POSITIVA

 Contrações concêntricas são aquelas que fazem o músculo se encurtar quando se contrai. Um exemplo é o movimento realizado no exercício Rosca direta. Partindo do braço esticado. É a chamada fase positiva do exercício.

São os tipos mais comuns de contrações musculares e ocorrem com frequência em atividades diárias e nos esportes.

EXCÊNTRICA – FASE NEGATIVA

 Contrações excêntricas são o oposto das concêntricas, e ocorrem quando o músculo se alonga ao contrair. Ela vem geralmente depois da parte concêntrica. Por exemplo, imagine você voltando com o peso para a posição inicial, na rosca direta. É a chamada fase negativa do exercício.

Esse tipo de contração coloca muita pressão no músculo e é comumente envolvida em lesões musculares.

CONTRAÇÕES ISOMÉTRICAS (B)

 As contrações isométricas ocorrem quando não há alteração no comprimento do músculo utilizado. Um exemplo é ao segurar um objeto na sua frente. Não há nenhum movimento, porém o seu músculo está contraído para manter o objeto no mesmo nível.

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

O MalhandoCerto.com não tem objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, personal trainer, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.
É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado. Equipe Malhando Certo.

Dê sua opnião