Anatomia das Pernas

O membro inferior está dividido em coxa e perna. A coxa contém um osso, o fêmur, enquanto a perna é composta por dois ossos, tíbia e fíbula. O joelho é uma articulação em dobradiça formada pela junção entre o fêmur e a tíbia. Nessa articulação, ocorrem dois movimentos: flexão e extensão.

Durante a flexão do joelho, a perna se dobra na direção da parte posterior da coxa.

Durante a extensão do joelho, a perna afasta da coxa, ficando estendida. O quadril é uma articulação do tipo “bola e soquete” entre a extremidade superior do fêmur e o osso pélvico.

Na articulação do quadril, ocorrem seis movimentos principais: flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e rotação externa.

Durante a flexão do quadril, a coxa se dobra na direção do abdome, enquanto durante a extensão do quadril, a coxa se movimenta para trás, na direção das nádegas.

As coxas se afastam durante a abdução do quadril e se juntam durante sua adução. O tornozelo é uma articulação do tipo dobradiça situada entre a parte inferior da tíbia e da fíbula e o osso talos no pé.

Durante a dorsiflexão do tornozelo, os dedos do pé se afastam do chão, e o pé se movimenta na direção da canela.

Durante a flexão plantar do tornozelo, o calcanhar se ergue do chão, e o pé se afasta da canela.

PARA VER EXERCÍCIOS PARA PERNA, CLIQUE AQUI

QUADRÍCEPS 

O quadríceps femoral, localizado na frente da coxa, possui quatro cabeças distintas:

  • Reto femoral
  • Vasto medial
  • Vasto lateral
  • Vasto intermédio

As quatro cabeças se fundem, prendem-se na patela, e em seguida se inserem por um único tendão (patelar) na tíbia, imediatamente abaixo da articulação do joelho.

A principal função do quadríceps é estender o joelho e a perna.

Tendo em vista que o reto femoral tem origem no osso pélvico, a contração desse músculo também flexiona a articulação do quadril.

musculos-da-perna

MÚSCULOS POSTERIORES DA COXA 

Os músculos posteriores da coxa (ou hamstrings), localizados atrás da coxa, formam um grupo de três músculos com origem no osso ísquio da pelve.

  • O bíceps femoral passa por trás do aspecto externo da coxa, inserindo-se na cabeça da fíbula, imediatamente abaixo do joelho.
  • O sememebranáceo passa por trás do aspector interno da coxa, inserindo-se na parte superior da tíbia, atrás do joelho.
  • O semitendíneo passa por trás do aspecto interno da coxa, inserindo-se na parte superior da tíbia, em um local adjacente ao semimembranáceo.

Todos os três músculos posteriores da coxa atravessam tanto a articulação do joelho como a do quadril. Portanto, têm funções duplas: flexão do joelho e extensão do quadril.

5 ERROS MAIS COMETIDOS NO TREINO DE PERNA – CLIQUE AQUI

GLÚTEOS 

O glúteo máximo tem origem em uma grande área na parte posterior do osso pélvico, passa por trás da articulação do quadril e se insere na parte superior do fêmur.

Esse músculo poderoso promove extensão do quadril. Bons exercícios para modelagem dos glúteos são: Agachamento, levantamento terra e Passada Afundo.

Outros músculos da coxa são:

  • Adutores do quadril (parte interna da coxa): Grácil, adutores longo, magno e curto.
  • Abdutores do quadril: Tenso da fáscia lata, glúteos médio e mínimo.
  • Flexores do quadril: Sartório, ilipsoas, reto femoral.

 DICAS PARA GANHAR PERNA E GLÚTEOS – CLIQUE AQUI

musculos-da-perna2

PANTURRILHA 

A perna propriamente dita contém 10 diferentes músculos. A panturrilha compreende dois:

O gastrocnêmio é o músculo visível da panturrilha. As duas cabeças (medial a lateral) do gastrocnêmio têm origem na parte posterior do fêmur, imediatamente acima da articulação do joelho.

O solear tem origem no aspecto posterior da tíbia, situando-se por baixo do gastrocnêmio.

Os tendões do gastrocnêmio e do solear se fundem para formar o tendão do calcâneo (de Aquiles), que passa por trás da articulação do tornozelo e se fixa ao osso do calcanhar.

Os músculos da panturrilha promovem flexão do tornozelo, o movimento exigido para que você possa ficar na ponta dos dedos.

A contribuição relativa dos dois músculos da panturrilha dependerá do ângulo de flexão do joelho. O gastrocnêmio é o motor primário quando a perna está estendida e o solear se torna mais ativo quanto mais o joelho se dobra.

Observe que o gastrocnêmio atravessa tanto a articulação do joelho como a articulação do tornozelo; portanto, cumpre a dupla função: flexão do joelho e flexão do tornozelo.

A seguir, outros músculos da perna:

  • Extensão do tornozelo (dorsiflexão): Tibial anterior.
  • Eversão do tornozelo: Fibulares longo e curto.
  • Inversão do tornozelo: Tibial posterior
  • Flexores e extensores dos dedos: Flexor longo dos dedos, flexor longo do hálux, extensor longo dos dedos, extensor longo do hálux.

DICAS PARA GANHAR PANTURRILHA

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

O MalhandoCerto.com não tem objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, personal trainer, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.
É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado. Equipe Malhando Certo.

Dê sua opnião