botanica-comprar-suplementos

corpo-perfeito-comprar-suplemento

anatomia-das-costas

ANATOMIA DAS COSTAS

Do ponto de vista anatômico, a parte posterior do torso (costas) consiste em diversas camadas de músculo, dispostas como em um sanduíche.

Do ponto de vista funcional – e para as finalidades do fisiculturismo – é melhor considerar as costas como consistindo em três seções, que lembram os segmentos triangulares de um cobertor acolchoado.

 

O TRAPÉZIO

 

A parte superior das costas é formada por um grande músculo de forma triangular chamado trapézio. Ele se origina ao longo da coluna vertebral superior, desde o crânio até a última costela (ou seja, todas as vértebras cervicais e torácicas).

As fibras superiores do trapézio (no pescoço) se prendem à extremidade externa do ombro na clavícula, acrômio e escápula.

As fibras médias e inferiores do trapézio, na parte superior das costas, se prendem à escápula (omoplata).

O trapézio superior eleva a escápula para fazer o “encolhimento” dos ombros, e giram a escápula para ajudar na abdução do ombro.

O trapézio médio faz a retração da escápula, tracionando inferiormente os ombros; o trapézio inferior deprime a escápula.

 

EXERCÍCIOS PARA COSTAS – CLIQUE AQUI

 

ROMBÓIDES

 

Por baixo do trapézio, existem três músculos que fixam firmemente a escápula à coluna vertebral: Levantador de Escápula, Rombóide Maior e Rombóide Menor.

Os músculos levantadores de escápula ajudam o trapézio superior a elevar a escápula.

Os músculos rombóides trabalham com o trapézio médio na retração da escápula.

Esses músculos retratores da escápula se situam por baixo do trapézio, aumentando a espessura muscular na região superior das costas.

 

VEJA OS 5 ERROS MAIS COMETIDOS NO TREINO DE COSTAS – CLIQUE AQUI

 

DORSAL

 

A parte média das costas consiste no latíssimo do dorso, um grande músculo em forma de leque com origem na metade inferior da coluna vertebral e na crista superior do osso pélvico.

A partir de sua ampla origem, o latíssmo do dorso converge até um tendão em forma de faixa que se prende à parte superior do úmero (próximo ao tendão do peitoral maior).

Quando o latíssimo do dorso se contrai, ocorre movimento na articulação do ombro.

O latíssimo do dorso traciona para baixo e para trás o braço (extensão do ombro); portanto, esse músculo é mobilizado por puxadas, flexões na barra e remadas.

O latíssimo também traciona o braço para dentro, contra o lado do corpo (adução).

 

musculos-das-costas

 

LOMBAR

 

A parte inferior das costas (região lombar) está formada pelos músculos eretores da espinha (ou sacro-espinais) que avançam ao longo de toda extensão da coluna vertebral.

Na região lombar, o eretos da espinha se divide em três colunas: iliocostal, longuíssimo e espinhal.

Esses músculos são os pilares da força na região lombar que estabiliza a coluna vertebral e estende o torso, arqueando para trás a coluna vertebral.

Os músculos trapézio e latíssimo do dorso estão principalmente envolvidos com movimentos do ombro e braço.

São os músculos sacro-espinais que promovem movimentos da coluna vertebral e do torso.

Exercícios direcionados para os músculos das costas são: encolhimentos (shrugs), puxadas, flexões na barra, remadas e extensões lombares.

O levantamento terra é um exercício composto, multiarticular, que utiliza todos os músculos das costas.

 

LEVANTAMENTO TERRA PARA MULHERES – CLIQUE AQUI

 

CRÉDITOS

 

As imagens e informações aqui contidas foram retiradas, sob autorização, do livro ANATOMIA DA MUSCULACAO / EVANS, NICK.

O conteúdo aqui replicado tem fins didáticos. É proibida o uso de tais imagens e informações sem a autorização direta da diretora do livro. Para evitar tal fato, o selecionamento de texto está desativado, e as imagens protegidas por marca d´água e com qualidade reduzida.

Para ter acesso às imagens em sua forma original, compre o livro: ANATOMIA DA MUSCULACAO / EVANS, NICK.