Anatomia do Braço

O braço é composto por um osso, o úmero, enquanto o antebraço consiste em dois ossos, o rádio (localizado no lado do polegar) e a ulna (no lado do dedo mínimo).

O cotovelo é uma articulação em gínglimo (como uma dobradiça) formada pela junção entre o úmero, o rádio e a ulna. Na articulação do cotovelo ocorrem dois movimentos: flexão e extensão.

Durante a flexão do cotovelo, o antebraço se movimenta na direção do braço.

Durante a extensão, o antebraço se afasta do braço. Também ocorre movimento no antebraço quando o rádio faz rotação em torno da ulna.

Ocorrem supinação (palma da mão voltada para cima) e pronação (palma na mão voltada para baixo) entre as articulações radioulnares.

A articulação do punho é a junção entre a extremidade distal dos ossos do antebraço e os pequenos ossos da mão.

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA BRAÇO – CLIQUE AQUI

BÍCEPS 

Como seu nome sugere, o musculo bíceps possui duas cabeças. A cabeça curta se fixa ao processo coracóide, e a cabeça longa tem origem em um local acima do glenóide da articulação do ombro.

O musculo com suas duas cabeças avança ao longo do úmero, inserindo-se cerca de 4 cm abaixo da articulação do cotovelo, em uma tuberosidade existente no  lado interno do osso rádio.

O bíceps promove flexão na articulação do cotovelo, elevando a mão na direção do rosto.

O bíceps também promove supinação do antebraço, fazendo a rotação da mão de modo que a palma fica voltada para cima, na posição de “pedir esmola”.

Além do bíceps, dois outros músculos flexionam o cotovelo: braquial e braquiorradial.

O musculo braquial se situa por baixo do bíceps, de forma profunda, tendo origem na metade inferior do úmero e inserindo-se na ulna, em um ponto imediatamente abaixo da articulação do cotovelo.

Assim, o braquial levanta a ulna ao mesmo tempo em que o bíceps levanta o rádio.

O musculo braquiorradial tem origem no aspecto externo da extremidade inferior do úmero e, em seguida, avança pelo antebraço até inserir-se no rádio, em um ponto imediatamente acima da articulação do pulso

musculos-do-biceps

 

VEJA OS 5 ERROS MAIS COMETIDOS NO TREINO DE BÍCEPS – CLIQUE AQUI

TRÍCEPS 

O músculo do tríceps possui três cabeças, ou seções. A cabeça longa tem origem por baixo da fossa glenóide da articulação do ombro, a cabeça lateral (externa) tem origem na superfície externa do úmero, e a cabeça medial (interna) tem origem nas superfícies medial e posterior do úmero.

Todas as três cabeças se fundem em suas extremidades inferiores, formando um tendão único que se fixa por trás da articulação do cotovelo no processo olecraniano da ulna.

O tríceps promove extensão do cotovelo, movimentando a mão em afastamento do rosto.

O tríceps é o único músculo que retifica a articulação do cotovelo, enquanto três músculos (bíceps, braquial e braquiorradial) dobra o cotovelo.

Todas as três cabeças do musculo tríceps atravessam (vão além) a articulação do cotovelo, mas a cabeça longa também atravessa a articulação do ombro.

musculos-do-triceps

 

VEJA OS 5 ERROS MAIS COMETIDOS NO TREINO DE TRÍCEPS – CLIQUE AQUI

ANTEBRAÇO 

O antebraço é um complexo de cerca de 20 músculos diferentes. Possui dois compartimentos musculares distindos: o grupo dos flexores, no lado palmar e o grupo dos extensores, no outro lado.

As partes musculares carnosas de praticamente todos esses músculos estão localizadas nos dois terços superiores do antebraço.

Os músculos do antebraço estão divididos de forma quase igual entre aqueles que promovem movimentos do punho e aqueles que movimentam os dedos e o polegar.

A supinação, ou rotação da mão de modo que a palma fique voltada para cima (posição de “pedir esmola”), é efetuada por músculos supinadores e pelo bíceps.

A pronação, ou rotação da mão de modo que a palma fique voltada para baixo (posição de “dar esmola”.), é realizada pelo pronador redondo e pelo pronador quadrado

musculos-do-antebraço-2

 

Flexores do punho: Palmar longo, flexor radial do carpo, flexor ulnar do carpo.

  • Flexores dos dedos: Flexor superficial dos dedos, flexor profundo dos dedos, flexor longo do polegar.
  • Extensores do punho: Extensores radiais longo e curto do carpo, extensor ulnar do carpoo.
  • Extensores dos dedos: Extensor dos dedos, extensores longo e curto do polegar, extensor do dedo indicador.
  • Supinação da mão: Supinador, bíceps.
  • Pronação da mão: Pronador redondo, pronador quadrado

 

musculos-do-antebraço

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.


ATENÇÃO

As informações aqui contidas tem fins didáticos. Não estamos lhe prescrevendo um medicamento, suplemento e nem mesmo uma dieta. Para tal é necessário a consulta a um profissional da área, que analisará as suas necessidades específicas.

O MalhandoCerto.com não tem objetivo de substituir o trabalho de um médico, nutricionista, personal trainer, ou qualquer outro profissional. Pelo contrário, queremos trabalhar em conjunto, para lhe trazer o máximo de informações de qualidade.
É proibido por lei (Nº 9.610) a cópia parcial ou completa de nosso conteúdo. Possuímos ferramentas para averiguar tal ação e vamos tomar todas as medidas cabíveis caso alguém infrinja a lei. Caso encontre nosso conteúdo em outro site, denuncie! Obrigado. Equipe Malhando Certo.

Dê sua opnião