Frio e Musculação

Por Dr. Luciano de Castro

Baixas temperaturas interferem na disposição de fazer exercícios físicos, tornando a tarefa de ficar em forma ainda mais desafiadora.. E o pior é que no inverno o apetite aumenta, especialmente por alimentos mais calóricos que ajudam a esquentar e a engordar!

Mas, além da PERSEVERANÇA, alguns cuidados são necessários com as temperaturas em baixa. No inverno, é preciso aumentar o tempo de aquecimento para preparar a musculatura e evitar distensões de músculos, tendões e ligamentos.

AQUECIMENTO

 Nas baixas temperaturas os músculos tendem a ficar encurtados e mais enrijecidos, então, antes de iniciar a musculação deve-se levar mais tempo em aquecimento já que a temperatura baixa implica na oxigenação mais lenta do tecido muscular: Cinco minutos de aeróbico em moderada intensidade seriam perfeitos.

ALONGAMENTO

 Também nos dias mais frios os cuidados têm que ser redobrados em relação ao alongamento. Músculos mais contraídos ficam propensos a câimbras e a dores musculares. É preciso alongar cuidadosamente antes da atividade física.

PARA LER MAIS SOBRE ALONGAMENTOS, CLIQUE AQUI.

ROUPAS

 No frio é necessário malhar com roupas compatíveis com a temperatura para ajudar a aquecer e a manter aquecido o corpo. As melhores roupas para malhar são as que aquecem e permitem a evaporação rápida do suor.

Em lojas de roupas esportivas há uma boa variedade de tecidos tecnológicos que facilitam esse processo, sem deixar a roupa pesada e desconfortável. Malhar com roupa pesada – e com isso transpirar mais, além de ineficaz é perigoso.

E jamais saia da academia com a roupa úmida dos exercícios: troque imediatamente por peças secas, e coloque o agasalho a fim de manter a temperatura corporal e evitar o choque térmico ao sair na rua, pois o corpo resfria com muita rapidez.

MUSCULACAO-FRIO

HIDRATE-SE!

 Como no frio se transpira com menos intensidade, a tendência é descuidar da hidratação. É importante ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade física da mesma maneira que você faria no verão, mesmo sem sede.

Os líquidos são importantes para controlar todo o funcionamento do organismo, como circulação sanguínea, composição das células, músculos e respiração, todos eles fatores essenciais para a prática dos exercícios.

 PARA LER MAIS SOBRE HIDRATAÇÃO, CLIQUE AQUI.

 

CRÉDITOS

Esse artigo foi escrito pelo Dr. Luciano de Castro e foi aqui reproduzido com a devida permissão do mesmo. Convido você a conhecer a sua página no facebook, CLICANDO AQUI.


CURTA NOSSA PÁGINA!

As informações foram úteis? Acompanhe-nos no Facebook, Instagram ou Twitter para receber as nossas atualizações!

Para críticas e elogios, use os comentários abaixo ou a nossa página de contato.

Você também pode inscrever o seu email, enviamos no máximo um email por semana, sem spam! Role até o final do site para se inscrever.

Dê sua opnião